JOVEM FORTE E SAUDÁVEL

CRESCIMENTO DISCOVERY

27 de setembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: IDADE ÓSSEA, CRIANÇA CRESCER ESPERANÇA,

ALÉM DAS MÃOS QUE É UM DOS MELHORES MÉTODOS POR RX, DEVE-SE EM ALGUNS CASOS VERIFICAR OS OSSOS LONGO DA REGIÃO COXO-FEMURAL, PELVES, JOELHOS, PARA A AVERIGUAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO DE ESTATURA.

UMA MÃO É FACILMENTE RADIOGRAFADA COM RADIAÇÃO MÍNIMA, E TEM A VANTAGEM DE MOSTRAR VÁRIOS OSSOS DE UMA VEZ SÓ. OS OSSOS DO RAIO-X SÃO COMPARADOS COM OS DE UM ATLAS PADRÃO, GERALMENTE O DE GREÜLICH E PYLE, PROFESSORES DE ANATOMIA DA UNIVERSIDADE DE STANFORD – CALIFÓRNIA –USA, EDIÇÃO ORIGINAL 1950.


A idade óssea é uma maneira de descrever o grau de maturação dos ossos de uma criança. Durante o crescimento da pessoa desde a vida fetal até a infância, puberdade adolescência e o seu final como um adulto jovem, os ossos do esqueleto mudam de tamanho e forma. Essas mudanças podem ser vistas através do raio-X. A "idade óssea" de uma criança é a idade média em que as crianças atingem este estágio de maturação orgânica através da visualização dos ossos. A altura e idade óssea atuais de uma criança podem ser usadas para prever a sua altura quando adulta. Ao nascer, apenas as metáfises (Zona de crescimento de um osso, entre a diáfise e a epífise) dos ossos longos estão presentes.
Os ossos longos são aqueles que crescem principalmente por elongação em uma epífise, na extremidade do osso em crescimento. São ossos longos os fêmures, as tíbias e as fíbulas dos membros inferiores; os úmeros, rádios e ulnas dos membros superiores (braço e antebraço) e as falanges dos dedos. Os ossos longos das pernas compreendem quase metade da altura adulta. Os outros componentes esqueléticos primários da altura são a espinha dorsal e o crânio. À medida que uma criança vai crescendo, as epífises se tornam calcificadas e aparecem nos raios-X, assim como os ossos carpo e tarso das mãos e dos pés, separados na radiografia por uma camada invisível de cartilagem onde boa parte do crescimento está ocorrendo. Conforme os níveis de esteróides sexuais crescem durante a puberdade, a maturação do osso acelera, e o osso começa a se aproximar do tamanho e da forma que terá na idade adulta. As porções restantes de cartilagem das epífises tornam-se mais finas. Quando as zonas cartilaginosas desaparecem, se diz que as epífises estão "fechadas", pois não haverá mais crescimento dos ossos. Uma pequena porção de crescimento da espinha dorsal conclui o crescimento de um adolescente.O método usado mais frequentemente é baseado em um único raio-x de mão e punho. Uma mão é facilmente radiografada com radiação mínima, e tem a vantagem de mostrar vários ossos de uma vez só. Os ossos do raio-X são comparados com os de um atlas padrão, geralmente o de Greülich e Pyle, Professores de anatomia da Universidade de Stanford –Cafifornia -USA. Uma idade óssea avançada ou atrasada nem sempre indica doença ou crescimento patológico. A idade óssea pode ser normal em alguns problemas de crescimento anormal. Crianças não amadurecem exatamente ao mesmo tempo; assim como há grande variação entre a população normal quanto à idade de perder os dentes ou de menstruar pela primeira vez, a idade óssea de uma criança saudável pode estar dois anos adiantada ou atrasada.
Uma idade óssea avançada é comum quando uma criança teve elevação prolongada nos níveis de esteroides sexuais, o que ocorre nos casos de puberdade precoce ou de hiperplasia adrenal congênita. A idade óssea é frequentemente marginalmente avançada com a prematura adrenarca, quando uma criança é obesa ou apresenta sobrepeso desde cedo ou quando ela tem lipodistrofia. Não se deve esquecer que não é tão incomum os ossos do punho ou mãos estarem fechados mas os ossos longos da região coxo-femural,pelves ou joelhos ainda não terem fechados. Portanto para se ter certeza que a fase de crescimento chegou ao fim tem que ser criterioso com a averiguação de todos os ossos logos, ai podemos afirmar que usando métodos normais o crescimento é definitivo.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologia 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. A idade óssea é uma maneira de descrever o grau de maturação dos ossos de uma criança...
http://crescimentojuvenil.blogspot.com

2. Uma pequena porção de crescimento da espinha dorsal conclui o crescimento de um adolescente...
http://crescersim.blogspot.com

3. Os ossos do raio-x são comparados com os de um atlas padrão, geralmente o de greülich e pyle, professores de anatomia da universidade de stanford –cafifornia –usa, edição original 1950...
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas:
Prof. Dr.João Santos Caio Jr, Endocrinologista,Neuroendocrinologista, Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, JS Parks, EI Felner. Hipopituitarismo. In:, RM Behrman RE, Jenson HB Stanton, BF eds Kliegman Pediatria Nelson. Textbook of. 18 ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier: cap 558. Reiter EO, ​​Rosenfeld RG. Normal e crescimento anormal. In: Melmed, S Polonsky, KS Larsen, PR eds. HM Kronenberg Williams Textbook of Endocrinology. 11 ª ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier, cap 23. Cook MS, KC Yuen, BM Biller, SF Kemp, ML Vance, Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos.Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos orientações médicas para a prática clínica para o uso do hormônio do crescimento em adultos com deficiência de hormônio de crescimento e transição dos pacientes. Neil K. Kaneshiro, MHA, MD, professor clínico assistente da pediatria, universidade da Faculdade de Medicina de Washington. Também revisado por David Zieve, MD, MHA, Diretor Médico, o ADAM, Inc.- Atualization: 2010/07/26.










Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17
Seguir no Google Buzz